Projeto Integrador

Projeto Integrador

domingo, 29 de novembro de 2015

Glossário Inglês Português - Rechupe

Olá, visitantes do Blog!

Hoje, iremos citar sobre um termo que deve ser considerado, em um processo de fundição, para que a peça seja sempre preenchida, assim evitando o máximo de vazios: rechupe.

Figura 1. Processo de solidificação de um líquido (à esquerda) para um sólido (à direita) progressivamente, demonstrando o fenômeno de rechupe.
Fonte: CÂNDIDO. Aula de Materiais. UNISINOS. Rio Grande do Sul. Disponível em: <http://s3.amazonaws.com/magoo/ABAAAAbGIAH-1.jpg>. Acessado em: 27 de nov. 2015.
Como escreve Cândido, "a solidificação de um metal se inicia pelas partes que estão em contato com as paredes do molde ou na parte superior, onde o metal está exposto ao ar. O metal ao passar do estado líquido para o sólido diminui seu volume, portanto aparecerá uma região central no lingote ou peça que se chama rechupe". O fenômeno pode ser observado de acordo com a Figura 1 acima. Considerado o volume perdido quando contraído, o rechupe é o diferencial entre os volumes líquido e sólido (respectivamente, inicial e final).

A sua importância durante o Projeto Integrador pode ser relevada na postagem da semana passada, onde houve a necessidade de calcular o volume do mesmo. Para projetos que envolvem a fundição de metal, sua contração volumétrica deve ser considerada. Caso contrário, o resultado final acaba sendo diferente do desejado, assim criando defeitos na peça, conforme a Figura 2.

Figura 2. Comparação de moldes. À esquerda, com vazios (voids) e macroporosidades (sinks), junto ao rechupe. À direita, uma foto de um molde adaptado para evitar esses problemas.
Fonte:
TECNOLOGÍA INDUSTRIAL UNIVERSIDAD MAYOR. Rechupe - Contracción. Tecnología Industrial Universidad Mayor, 2006. Disponivel em: <http://tec-ind-umayor.blogspot.com.br/>. Acesso em: 27 nov. 2015.
 
Na indústria, é importante a consideração desta contração volumétrica. Assim sendo, muitas vezes (e incluindo o caso do Projeto Integrador) é utilizado um alimentador de metal fundido. Se solidificando mais lentamente que o material dentro do molde, permite que a peça inteira seja preenchida. O "massalote", como é comumente chamado, depois é cortado e descartado/reaproveitado.

Para sua tradução, temos:

Quadro 1. Traduções possíveis para o termo rechupe.
Fonte: Google Translate©, Thesaurus.com© e Dictionary.com©.
O termo acaba remetendo a "encolher, contrair", do inglês. Isso na verdade se deve ao fato do rechupe ser, em sua definição, uma contração de volume, resultando em um volume sólido menor. Logo, é coerente que hajam as traduções "contração, contraindo, contrair" para o termo em análise.

Isso é tudo pela semana, pessoal!

Atenciosamente,
Equipe Solarium Engenharia

Nenhum comentário:

Postar um comentário